O que é o MariaDB?

      Nenhum comentário em O que é o MariaDB?

O MariaDB é o substituto para o MySQL que está disponível sob os termos da licença GPL na versão 2.0. E é desenvolvido pela fundação MariaDB e a meta é que seja o substituto gradativo do Mysql para oferecer mais recursos e melhora desempenho. Neste pequeno texto iremos explicar o que é o MariaDB.

MariaDB é baseado na versão correspondente do MySQL, se houver. Por exemplo, o MariaDB 5.1.53 é baseado em MySQL 5.1.53, com algumas correções de bugs, novos recursos e aprimoramentos de desempenho.

As versões do MariaDB que não tem uma versão equivalente do MySQL (por exemplo, MariaDB 5.2.4) contêm os principais recursos que os desenvolvedores encontram nas versões mais aproximadas, garantido um novo número da versão.

 

Foco: Segurança

A segurança é um foco especial para os desenvolvedores do MariaDB. O projeto mantém os seus próprios protocolos de segurança. Quando algum problema de segurança crítico é descoberto, os desenvolvedores imediatamente distribuem uma nova versão do MariaDB para obter a correção.

Muitos dos problemas de segurança encontrados no MySQL foram encontrados e relatados pela equipe do MariaDB. A equipe trabalha em estreita colaboração com o MySQL para garantir que todas as questões de segurança sejam imediatamente comunicadas. Os detalhes de segurança são normalmente liberados assim que as versões saem para o MariaDB e MySQL.

Compatibilidade

O MariaDB é mantido até à data com a versão mais recente do MySQL e na maioria dos aspectos o MariaDB vai funcionar exatamente como o MySQL. Todos os comandos, interfaces, bibliotecas e APIs que existem no MySQL também existem no MariaDB. Não há necessidade de converter as bases de dados para mudar para o MariaDB.

MaraiaDB no cPanel

Por padrão, as novas instalações do cPanel trazem o MySQL na versão 5.5 (até 31/12/2015).

Se deseja mudar para o MaraiaDB e tem acesso root ao seu servidor, poderá fazer facilmente através do WHM, em Software » Upgrade do MySQL/MariaDB

Agora caso você não tenha um servidor e quer que a hospedagem do seu site contenha o MariaDB como gerenciador de bases de dados basta você clicar no link: https://www.hostwiki.com.br/hospedagem-de-sites-linux e escolher o plano que melhor atende as suas necessidades especiais.

caso tenha alguma dúvida, relacionada a este conteúdo, deixe nos comentários abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *